Teclas de ATALHO no AutoCAD
Conheça abaixo alguns atalhos para os comandos, usando o teclado do item 1 ao 6, caso queiram conhecer rapidamente. Já no item 7, você encontra a lista de todos os comandos do AutoCAD. Fique a vontade para imprimir estes comandos e aprender cada vez mais.
A
B
C
D
E
F
G
H
I
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Z
1 – DRAW ou Desenhar
- LINE – L
- ARC – A
- CIRCLE – C
- POINT – PO
- POLYLINE – PL
- POLYGON – POL
- RECTANGLE – REC
- ELLIPSE – EL
- HATCH – H
- Editando HATCH – HE e em AutoCAD antigo é apenas H também.
- REGION – REG
- INSERT BLOCK – I
- BLOCK DEFINITION – B
- WRITEBLOCK – W
2 – MODIFY ou Modificando os Desenhos e Editando
- ERASE – E
- COPY – CO
- MIRROR – MI
- OFFSET – O
- ARRAY – AR
- MOVE – M
- ROTATE – RO
- SCALE – SC
- STRETCH – S
- TRIM – TR
- EXTEND – EX
- JOIN – J
- CHAMFER – CHA
- FILET– F
- EXPLODE – X
3 – INQUIRY ou Analisando Áreas e Distâncias
- AREA – AA
- DIST – DI
- LIST – LI / LS
4 – DIMENSION ou Usando Cotas
- DIMENSION STYLE MANAGER – D
- Usando os tipos de Cotas – DRAD para raios / DLI para cotas lineares/ DAL para cotas angulares.
5 – Outras
- EXTERNAL REFERENCE – ER
- PAN – P
- PROPERTIES – CH
- REDRAW – R
- REGEN – RE
- UNDO – U
- ZOOM – Z
- LAYER PROPERTIES MANAGER – LA
6 – Teclas de Função
- F1 – Ajuda
- F2 – TEXT WINDOWS – Liga/Desliga
- F3 – OBJECT SNAP – Liga/Desliga
- F4 – TABLET – Liga/Desliga
- F5 – ISOPLANE MODE
- F6 – DYNAMIC UCS – Liga/Desliga
- F7 – GRID – Liga/Desliga
- F8 – ORTHO – Liga/Desliga
- F9 – SNAP – Liga/Desliga
- F10 – POLAR TRACKING –Liga/Desliga
- F11 – OBJECT SNAP TRACKING –Liga/Desliga
- F12 – DYNAMIC INPUT –Liga/Desliga
- PAN – aperte e segure o botão do meio do mouse
- CTRL+BOTÃO DIREITO DO MOUSE – LIST OBJECT SNAP
7 – Lista de Comandos do AutoCAD
- 3D – Cria objetos 3D construídos com meshes (surfaces).
- 3DARRAY – Cria um array tridimensional.
- 3DCLIP – Ativa visão interativa 3D e abre a janela de ajuste de planos de corte.
- 3DCORBIT – Ativa visão interativa 3D e permite definir objetos para visualizar em movimento.
- 3DDISTANCE – Ativa visão interativa 3D e faz objetos aparecerem mais próximos ou distantes.
- 3DFACE – Cria uma 3DFace.
- 3DMESH – Cria uma malha tridimensional.
- 3DORBIT – Controla a visão interativa 3D de objetos.
- 3DPAN – Ativa visão interativa 3D e permite deslocar a vista, horizontal ou verticalmente.
- 3DPOLY – Cria uma polyline com segmentos retos usando o linetype CONTINUOUS no espaço tridimensional. 3DSIN – Importa um arquivo do 3D-Studio.
- 3DSOUT – Exporta um arquivo para o 3D-Studio.
- 3DSWIVEL – Ativa visão interativa 3D e simula o efeito de rodar a câmara.
- 3DZOOM – Ativa visão interativa 3D de forma que se possa dar zoom para dentro e para fora.
A
- ABOUT – Exibe informações sobre o AutoCAD.
- ACISIN – Importa um arquivo ACIS.
- ACISOUT – Exporta objetos sólidos para arquivos ACIS.
- ADCCLOS – Fecha o DesignCenter.
- ADCENTER – Gerencia o conteúdo do DesignCenter.
- ADCNAVIGATE – Direciona o Desktop do AutoCAD DesignCenter para o nome de arquivo, diretório, ou caminho de rede que você especifique.
- ALIGN – Alinha objetos com outros objetos em 2D ou 3D.
- AMECONVERT – Converte modelos sólidos AME para objetos sólidos do AutoCAD.
- APERTURE – Controla o tamanho do cursor de OSNAP.
- APPLOAD – Carrega e descarrega aplicações e define quais aplicações carregar no início do AutoCAD.
- ARC – Cria um arco.
- AREA – Calcula a área e o perímetro de objetos ou de regiões definidas.
- ARRAY – Cria cópias múltiplas de objetos numa disposição definida.
- ARX – Carrega, descarrega e provê informações sobre aplicações ObjectARX.
- ATTDEF – Cria uma definição de atributo.
- ATTDISP – Controla a visibilidade de atributos globalmente.
- ATTEDIT – Muda informações de atributos.
- ATTEXT – Extrai dados de atributos.
- ATTREDEF – Redefine um bloco e atualiza os atributos associados. AUDIT – Avalia a integridade de um desenho.
B
- BACKGROUND – Define um fundo para sua cena.
- BASE – Define o ponto base de inserção para o desenho corrente.
- BHATCH – Preenche uma área fechada ou objetos selecionados com um padrão de hachura.
- BLIPMODE – Controla a exibição de marcadores (blips).
- BLOCK – Cria uma definição de bloco com os objetos que você seleciona.
- BLOCKICON – Gera ícones de preview para blocos criados com versões anteriores.
- BMPOUT – Salva objetos selecionados para arquivo bitmap.
- BOUNDARY – Cria um Region ou uma Polyline a partir de uma área fechada.
- BOX – Cria uma caixa sólida tridimensional.
- BREAK – Apaga parte de um objeto ou divide um objeto em dois.
- BROWSER – Dispara o visualizador de Web default definido no Registry do Windows.
C
- CAL – Calcula expressões matemáticas e geométricas.
- CAMERA – Define localizações de câmara e alvo.
- CHAMFER – Chamfra arestas de objetos
- CHANGE – Muda as propriedades de objetos existentes.
- CHPROP – Muda a cor, layer, linetype, fator de escala de linetype, peso da linha, espessura, e estilo de plotagem de um objeto.
- CIRCLE – Cria um círculo.
- CLOSE – Fecha o desenho corrente.
- COLOR – Define a cor para os novos objetos.
- COMPILE – Compila arquivos de formas (shapes) e de fontes PostScript.
- CONE – Cria um cone sólido tridimensional.
- CONVERT – Otimiza polylines 2D e hatch’s associativos criados pelo R13 ou versão anterior do AutoCAD. COPY – Copia objetos.
- COPYBASE – Copia objetos com um ponto base especificado.
- COPYCLIP – Copia objetos para o Clipboard.
- COPYHIST – Copia o texto do histórico (tela de texto) de comandos para o Clipboard.
- COPYLINK – Copia a vista corrente para o Clipboard para ligar a outra aplicação OLE.
- CUTCLIP – Copia objetos para o Clipboard e apaga-os do desenho.
- CYLINDER – Cria um cilindro sólido tridimensional.
D
- DBCCLOSE – Fecha o dbConnect Manager.
- DBCONNECT – Provê uma interface AutoCAD para tabelas de banco de dados externo.
- DBLIST – Lista informação da base de dados para cada objeto do desenho.
- DDEDIT – Edita textos e definições de atributos.
- DDPTYPE – Especifica o modo de exibição e o tamanho dos objetos POINT.
- DDVPOINT – Define a direção de visualização no espaço tridimensional.
- DELAY – Provê uma pausa cronometrada dentro de um script.
- DIM e DIM1 – Ativa o modo de dimensionamento (cotas).
- DIMALIGNED – Cria uma cota linear alinhada.
- DIMANGULAR – Cria uma cota angular.
- DIMBASELINE – Cria uma cota linear, angular, ou de coordenadas a partir da linha base da cota anterior.
- DIMCENTER – Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos.
- DIMCONTINUE – Cria uma cota linear, angular, ou de coordenadas a partir da segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada.
- DIMDIAMETER – Cria cotas de diâmetro para círculos e arcos.
- DIMEDIT – Edita cotas.
- DIMLINEAR – Cria cotas lineares.
- DIMORDINATE – Cria cotas de coordenadas.
- DIMOVERRIDE – Desconsidera temporariamente as variáveis de sistema, do grupo de cotas.
- DIMRADIUS – Cria cota radial para círculos e arcos.
- DIMSTYLE – Cria e modifica estilos de dimensionamento.
- DIMTEDIT – Move e rotaciona textos de cotas.
- DIST – Mede a distância e o ângulo entre dois pontos.
- DIVIDE – Coloca pontos ou blocos igualmente espaçados ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto.
- DONUT – Desenha círculos ou anéis com enchimento.
- DRAGMODE – Controla a maneira como o AutoCAD mostra objetos arrastados.
- DRAWORDER – Muda a ordem de exibição de imagens e outros objetos.
- DSETTINGS – Especifica os ajustes para o modo Snap, grid, e polar e osnap tracking.
- DSVIEWER – Abre a janela de Vista Aérea.
- DTEXT – Cria texto mostrando na tela no momento em que é digitado.
- DVIEW – Define um ponto de vista em projeção paralela ou perspectiva.
- DWGPROPS – Define e mostra as propriedades do desenho corrente. DXBIN – Importa arquivos com codificação binária (.DXB).
E
- EDGE – Muda a visibilidade de arestas de faces tridimensionais.
- EDGESURF – Cria uma malha poligonal tridimensional.
- ELEV – Define propriedades de elevação e espessura de extrusão de novos objetos.
- ELLIPSE – Cria uma elipse ou um arco elíptico.
- ERASE – Apaga objetos de um desenho.
- EXPLODE – Quebra (desagrupa) um objeto composto em seus objetos componentes.
- EXPORT – Salva objetos em outros formatos de arquivo.
- EXPRESSTOOLS – Ativa o AutoCAD Express Tools se estiver instalado e desativado.
- EXTEND – Extende (estica) um objeto até atingir outro objeto.
- EXTRUDE – Cria primitivas sólidas únicas extrudando um objeto bidimensional existente.
F
- FILL – Controla o preenchimento de multi-linhas, traces, solids, hatch’s, e polylines com espessura.
- FILLET – Arredonda e fileta arestas de objetos.
- FILTER – Cria filtros reutilizáveis para selecionar objetos com base em propriedades.
- FIND – Procura, substitui, seleciona ou aproxima textos especificados.
- FOG – Provê uma simulação visual para uma distância de um objeto.
G
- GRAPHSCR – Alterna entre as janelas de texto e gráfica.
- GRID – Mostra uma grade de pontos no ViewPort corrente. GROUP – Cria um conjunto nomeado de objetos.
H
- HATCH – Preenche um perímetro especificado com uma hachura.
- HATCHEDIT – Modifica uma hachura existente. HELP (F1) – Exibe o Help OnLine.
- HIDE – Regenera um modelo tridimensional apagando pedaços ocultos de objetos encobertos por outros.
- HYPERLINK – Anexa um hiperlink a um objeto gráfico ou modifica um hiperlink existente.
- HYPERLINKOPTIONS – Controla a visibilidade do cursor do hiperlink e exibição dos tópicos de hiperlink.
I
- ID – Exibe os valores de coordenadas de um ponto.
- IMAGE – Gerencia imagens.
- IMAGEADJUST – Controla a exibição de imagens quanto a brilho, contraste e decaimento.
- IMAGEATTACH – Anexa uma nova imagem ao desenho corrente.
- IMAGECLIP – Cria novos limites de corte para um objeto imagem.
- IMAGEFRAME – Controla se o AutoCAD mostra a borda da imagem ou esconde-a.
- IMAGEQUALITY – Controla a qualidade da exibição das imagens.
- IMPORT – Importa arquivos em vários formados.
- INSERT – Insere um bloco nomeado ou um desenho no desenho corrente.
- INSERTOBJ – Insere um objeto ligado ou embutido.
- INTERFERE – Cria um sólido composto a partir de um volume comum a dois ou mais sólidos.
- INTERSECT – Cria objetos sólidos ou regiões a partir da interseção de dois ou mais objetos ou regiões e remove as áreas fora da intersecção.
- ISOPLANE – Especifica o plano isométrico corrente.
L
- LAYER – Gerencia camadas (layers) e suas propriedades.
- LAYOUT – Cria um novo layout e renomeia, copia, salva, ou deleta um layout existente.
- LAYOUTWIZARD – Inicia o assistente de Layout, no qual você pode designar ajustes de página e de plotagem para um novo layout.
- LEADER – Cria uma linha que conecta uma anotação a um objeto do desenho.
- LENGTHEN – Confere um novo comprimento a um objeto.
- LIGHT – Gerencia luzes e efeitos de iluminação.
- LIMITS – Define e controla os limites do desenho e a exibição da grade de pontos (grid).
- LINE – Cria segmentos de reta (linhas).
- LINETYPE – Cria, carrega e seleciona tipos de linhas.
- LIST – Mostra informações da base de dados do desenho para os objetos selecionados.
- LOAD – Torna shapes disponíveis para uso pelo comando SHAPE.
- LOGFILEOFF – Fecha o arquivo de Log aberto por LOGFILEON.
- LOGFILEON – Grava o conteúdo da janela de texto em um arquivo.
- LSEDIT – Edita um objeto paisagem.
- LSLIB – Mantém bibliotecas de objetos paisagem.
- LSNEW – Adiciona itens realísticos de paisagem como árvores e bosques ao seu desenho.
- LTSCALE – Define o fator de escala de linetype.
- LWEIGHT – Define o peso (espessura) de linha corrente, opções e unidades de peso de linha.
M
- MASSPROP – Calcula e mostra as propriedades de massa de regions e solids.
- MATCHPROP – Copia as propriedades de um objeto para outro(s).
- MATLIB – Importa e exporta materiais de e para uma biblioteca de materiais.
- MEASURE – Coloca objetos POINT ou blocos a intervalos medidos ao longo de um objeto.
- MENU – Carrega o arquivo de menu.
- MENULOAD – Carrega arquivos de menus parciais.
- MENUUNLOADD – Descarrega arquivos de menus parciais.
- MINSERT – Insere instâncias múltiplas de um bloco em um array retangular.
- MIRROR – Cria uma cópia espelhada (invertida) de objetos.
- MIRROR3D – Cria uma cópia espelhada (invertida) de objetos em relação a um plano.
- MLEDIT – Edita múltiplas linhas (mline) paralelas.
- MLINE – Cria múltiplas linhas (mline) paralelas
- MLSTYLE – Define um estilo para múltiplas linhas (mline) paralelas.
- MODEL – Troca entre uma aba de Layout e a aba de Model.
- MOVE – Move objetos a uma distância e direção especificadas.
- MSLIDE – Cria um arquivo de slide a partir da imagem corrente de uma janela.
- MSPACE – Troca do modo paper space para o model space.
- MTEXT – Cria texto multilinhas.
- MULTIPLE – Repete o próximo comando até cancelar.
- MVIEW – Cria janelas e ativa janelas flutuantes (vports) existentes.
- MVSETUP – Define especificações de vistas de um desenho.
N
- NEW – Cria um novo arquivo de desenho.
O
- OFFSET – Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas.
- OLELINKS – Atualiza, muda e cancela existentes ligações OLE.
- OLESCALE – Mostra caixas de diálogo de propriedades OLE.
- OOPS – Restaura objetos deletados (apagados).
- OPEN – Abre um arquivo de desenho existente.
- OPTIONS – Personaliza opções do AutoCAD.
- ORTHO – Restringe movimentos do cursor às direções ortogonais.
- OSNAP – Define modos de OSNAP.
P
- PAGESETUP – Especifica o layout da página, o plotter, tamanho de papel, e ajustes para cada novo layout.
- PAN – Desloca a visão do desenho na janela corrente da tela.
- PARTIALOAD – Carrega parcialmente um desenho.
- PASTEBLOCK – Cola um bloco copiado em um novo desenho.
- PASTECLIP – Insere dados a partir do Clipboard.
- PASTEORIG – Cola um objeto copiado em um novo desenho usando as coordenadas do desenho original.
- PASTESPEC – Insere dados a partir do Clipboard e controla o formato dos dados.
- PCINWIZARD – Exibe um assistente para importar arquivos de configuração de plotagem PCP e PC2.
- PEDIT – Edita polylines e malhas poligonais 3D.
- PFACE – Cria uma malha 3D vértice por vértice.
- PLAN – Exibe uma vista em planta de um sistema de coordenadas do usuário.
- PLINE – Cria polylines bi-dimensionais.
- PLOT – Plota (imprime) um desenho em um plotter ou em um arquivo
- PLOTSTYLE – Define o estilo de plotagem para novos objetos, ou atribui um estilo a objetos selecionados.
- PLOTTERMANAGER – Exibe o Plotter Manager, pelo qual você pode lançar o Assistente de Adicionar um Plotter e o Editor de Configuração de Plotter.
- POINT – Cria um objeto POINT.
- POLYGON – Cria uma polyline fechada de lados iguais.
- PREVIEW – Mostra como ficará o desenho após plotado (impresso).
- PROPERTIES – Controla propriedades de objetos existentes.
- PROPERTIESCLOSE – Fecha a janela de propriedades.
- PSDRAG – Controla a aparência de imagens PostScript.
- PSETUPIN – Importa um setup definido pelo usuário em um novo desenho.
- PSFILL – Preenche um contorno de polyline bi-dimensional com um conteúdo PostScript.
- PSIN – Importa um arquivo PostScript.
- PSOUT – Cria um arquivo PostScript encapsulado.
- PSPACE – Troca do ambiente model-space para o paper-space
- PURGE – Remove objetos nomeados não usados, como blocos ou layers, da base de dados do desenho.
Q
- QDIM – Cria rapidamente uma cota.
- QLEADER – Cria rapidamente uma anotação com linha de chamada.
- QSAVE – Salva rapidamente o desenho corrente.
- QSELECT – Cria rapidamente uma seleção de objetos baseada em critérios de filtragem.
- QTEXT – Controla a exibição e plotagem de textos e atributos.
- QUIT – Sai do AutoCAD.
R
- RAY – Cria uma linha semi-infinita.
- RECOVER – Recupera um desenho danificado.
- RECTANG – Desenha uma polyline retangular.
- REDEFINE – Restaura comandos desativados por UNDEFINE.
- REDO – Reverte os efeitos de comandos UNDO e U anteriores.
- REDRAW – Renova a exibição da janela corrente.
- REDRAWALL – Renova a exibição de todas as janelas.
- REFCLOSE – Salva ou descarta modificações feitas durante a edição de desenho ou bloco referenciado.
- REFEDIT – Seleciona uma referência para edição.
- REFSET – Adiciona ou remove objetos de um conjunto de objetos durante uma edição de objetos referenciados.
- REGEN – Regenera o desenho e renova a janela corrente.
- REGENALL – Regenera o desenho e renova todas as janelas.
- REGENAUTO – Controla a regeneração automática de um desenho.
- REGION – Cria um objeto REGION a partir de um conjunto de seleção de objetos existentes.
- REINIT – Reinicializa o mouse, mesa digitalizadora, portas e arquivo de parâmetros programáveis.
- RENAME – Muda nomes de objetos.
- RENDER – Cria imagens sombreadas ou foto-realísticas a partir de um wireframe ou modelo sólido.
- RENDSCR – Re-exibe a última imagem renderizada.
- REPLAY – Exibe uma imagem BMP, TGA, or TIFF.
- RESUME – Continua um script interrompido.
- REVOLVE – Cria sólidos de revolução girando objetos 2D em torno de um eixo.
- REVSURF – Cria uma superfície de revolução em torno de um eixo.
- RMAT – Gerencia materais de renderização.
- ROTATE – Rotaciona objetos em torno de um ponto base.
- ROTATE3D – Rotaciona objetos em torno de um eixo tridimensional.
- RPREF – Define preferências de renderização.
- RSCRIPT – Cria um script que se repete continuamente.
- RULESURF – Cria uma superfície a partir da ligação entre duas curvas.
S
- SAVE – Salva o desenho com o nome corrente ou com outro nome.
- SAVEAS – Salva um desenho ainda não nomeado ou renomeia o desenho corrente.
- SAVEIMG – Salva uma imagem renderizada.
- SCALE – Amplia ou reduz objetos selecionados igualmente nas direções X, Y, e Z.
- SCENE – Gerencia cenas no model space.
- SCRIPT – Executa uma seqüência de comandos a partir de um script.
- SECTION – Usa a interseção de um plano e sólidos para criar um REGION.
- SELECT – Coloca objetos selecionados no conjunto de seleção anterior.
- SETUV – Aplica materiais em objetos.
- SETVAR – Lista ou muda os valores das variáveis de sistema.
- SHADEMODE – Sombreia os objetos da janela corrente.
- SHAPE – Insere um shape.
- SHELL – Acessa comandos do sistema operacional.
- SHOWMAT – Lista o tipo de material e o método de aplicação para um determinado objeto.
- SKETCH – Cria uma série de segmentos de linhas a mão livre.
- SLICE – Fatia um conjunto de sólidos com um plano.
- SNAP – Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados.
- SOLDRAW – Gera perfis e seções em janelas criadas com SOLVIEW.
- SOLID – Cria polígonos 2D preenchidos.
- SOLIDEDIT – Edita faces e arestas de objetos sólidos.
- SOLPROF – Cria imagens em perfil de sólidos tridimensionais.
- SPELL – Checa a ortografia de textos.
- SPHERE – Cria uma esfera sólida.
- SPLINE – Cria uma SPLINE quadrática ou cúbica.
- SPLINEDIT – Edita uma spline.
- STATS – Mostra estatísticas de renderização.
- STATUS – Mostra estatísticas do desenho, modos e extensões.
- STLOUT – Salva um sólido em um arquivo ASCII ou binário.
- STRETCH – Move ou estica objetos.
- STYLE – Cria ou modifica estilos nomeados e define o estilo corrente de seu desenho.
- STYLESMANAGER – Exibe o Gerenciador de Estilos de Plotagem.
- SUBTRACT – Cria um region composto ou sólido por subtração.
- SYSWINDOWS – Arruma as janelas.
T
- TABLET – Calibra, configura, e liga/desliga uma mesa digitalizadora.
- TABSURF – Cria uma superfície tabular a partir de uma curva geradora e um vetor de direção.
- TEXT – Cria um texto mostrando na tela somente após ser totalmente digitado.
- TEXTSCR – Abre a janela de textos.
- TIME – Mostra estatísticas de data e hora de um desenho.
- TOLERANCE – Cria tolerâncias geométricas.
- TOOLBAR – Mostra, esconde e personaliza barras de ferramentas.
- TORUS – Cria um sólido em forma de donut.
- TRACE – Cria linhas sólidas.
- TRANSPARENCY – Controla se o fundo de uma imagem é transparente ou opaco.
- TREESTAT – Mostra informação sobre o índice espacial corrente do desenho.
- TRIM – Trima (corta) objetos nas arestas de outros objetos.
U
- U – Desfaz a operação mais recente.
- UCS – Gerencia o sistema de coordenadas do usuário.
- UCSICON – Controla a visibilidade e localização do ícone do UCS.
- UCSMAN – Gerencia sistemas de coordenadas de usuário.
- UNDEFINE – Permite um comando definido na aplicação sobrepujar um comando interno do AutoCAD.
- UNDO – Desfaz o efeito de comandos.
- UNION – Cria um region composto ou um sólido por adição.
- UNITS – Controla o formato de exibição de coordenadas e ângulos e determina a precisão.
V
- VBAIDE – Exibe o Editor Visual Basic.
- VBALOAD – Carrega um projeto global VBA na sessão corrente de AutoCad.
- VBAMAN – Carrega, descarrega, salva, cria, embute e extrai projetos VBA.
- VBARUN – Roda uma macro VBA.
- VBASTMT – Executa um comando VBA na linha de comando do AutoCAD.
- VBAUNLOAD – Descarrega um projeto global VBA.
- VIEW – Salva e restaura janelas denominadas.
- VIEWRES – Ajusta a resolução para objetos na janela corrente.
- VLISP – Mostra o ambiente interativo do Visual LISP.
- VPCLIP – Clipa objetos janelas.
- VPLAYER – Define visibilidade dentro de janelas.
- VPOINT – Define um ponto de visão para uma visualização 3D do desenho.
- VPORTS – Divide a área de desenho em múltiplas janelas justapostas ou flutuantes.
- VSLIDE – Mostra uma imagem de slide na janela corrente.
W
- WBLOCK – Grava objetos ou blocos do desenho para um arquivo.
- WEDGE – Cria um sólido 3D com uma face inclinada (cunha).
- WHOHAS – Mostra informações de propriedade para arquivos de desenho abertos.
- WMFIN – Importa um arquivo Windows metafile.
- WMFOPTS – Define opções para WMFIN.
- WMFOUT – Salva objetos em um arquivo Windows metafile.
X
- XATTACH – Anexa uma referência externa ao desenho corrente.
- XBIND – Incorpora símbolos dependentes de um xRef a um desenho.
- XCLIP – Define os limites de clipping de um xref ou bloco e define os planos de clipagem.
- XLINE – Cria uma linha infinita.
- XPLODE – Quebra um objeto composto em seus componentes.
- XREF – Controla referências externas a arquivos de desenho.
Z
- ZOOM – Aumenta ou reduz o tamanho aparente de objetos no desenho corrente.
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