Teclas de ATALHO no AutoCAD

Conheça abaixo alguns atalhos para os comandos, usando o teclado do item 1 ao 6, caso queiram conhecer rapidamente. Já no item 7, você encontra a lista de todos os comandos do AutoCAD. Fique a vontade para imprimir estes comandos e aprender cada vez mais.

1 – DRAW ou Desenhar



  • LINE – L

  • ARC – A

  • CIRCLE – C

  • POINT – PO

  • POLYLINE – PL

  • POLYGON – POL

  • RECTANGLE – REC

  • ELLIPSE – EL

  • HATCH – H

  • Editando HATCH – HE e em AutoCAD antigo é apenas H também.

  • REGION – REG

  • INSERT BLOCK – I

  • BLOCK DEFINITION – B

  • WRITEBLOCK – W


2 – MODIFY ou Modificando os Desenhos e Editando



  • ERASE – E

  • COPY – CO

  • MIRROR – MI

  • OFFSET – O

  • ARRAY – AR

  • MOVE – M

  • ROTATE – RO

  • SCALE – SC

  • STRETCH – S

  • TRIM – TR

  • EXTEND – EX

  • JOIN – J

  • CHAMFER – CHA

  • FILET– F

  • EXPLODE – X


3 – INQUIRY ou Analisando Áreas e Distâncias



  • AREA – AA

  • DIST – DI

  • LIST – LI / LS


4 – DIMENSION ou Usando Cotas



  • DIMENSION STYLE MANAGER – D

  • Usando os tipos de Cotas – DRAD para raios / DLI para cotas lineares/ DAL para cotas angulares.


5 – Outras



  • EXTERNAL REFERENCE – ER

  • PAN – P

  • PROPERTIES – CH

  • REDRAW – R

  • REGEN – RE

  • UNDO – U

  • ZOOM – Z

  • LAYER PROPERTIES MANAGER – LA


6 – Teclas de Função



  • F1 – Ajuda

  • F2 – TEXT WINDOWS – Liga/Desliga

  • F3 – OBJECT SNAP – Liga/Desliga

  • F4 – TABLET – Liga/Desliga

  • F5 – ISOPLANE MODE

  • F6 – DYNAMIC UCS – Liga/Desliga

  • F7 – GRID – Liga/Desliga

  • F8 – ORTHO – Liga/Desliga

  • F9 – SNAP – Liga/Desliga

  • F10 – POLAR TRACKING –Liga/Desliga

  • F11 – OBJECT SNAP TRACKING –Liga/Desliga

  • F12 – DYNAMIC INPUT –Liga/Desliga

  • PAN – aperte e segure o botão do meio do mouse

  • CTRL+BOTÃO DIREITO DO MOUSE – LIST OBJECT SNAP


7 – Lista de Comandos do AutoCAD



  • 3D – Cria objetos 3D construídos com meshes (surfaces).

  • 3DARRAY – Cria um array tridimensional.

  • 3DCLIP – Ativa visão interativa 3D e abre a janela de ajuste de planos de corte.

  • 3DCORBIT – Ativa visão interativa 3D e permite definir objetos para visualizar em movimento.

  • 3DDISTANCE – Ativa visão interativa 3D e faz objetos aparecerem mais próximos ou distantes.

  • 3DFACE – Cria uma 3DFace.

  • 3DMESH – Cria uma malha tridimensional.

  • 3DORBIT – Controla a visão interativa 3D de objetos.

  • 3DPAN – Ativa visão interativa 3D e permite deslocar a vista, horizontal ou verticalmente.

  • 3DPOLY – Cria uma polyline com segmentos retos usando o linetype CONTINUOUS no espaço tridimensional. 3DSIN – Importa um arquivo do 3D-Studio.

  • 3DSOUT – Exporta um arquivo para o 3D-Studio.

  • 3DSWIVEL – Ativa visão interativa 3D e simula o efeito de rodar a câmara.

  • 3DZOOM – Ativa visão interativa 3D de forma que se possa dar zoom para dentro e para fora.


A

  • ABOUT – Exibe informações sobre o AutoCAD.

  • ACISIN – Importa um arquivo ACIS.

  • ACISOUT – Exporta objetos sólidos para arquivos ACIS.

  • ADCCLOS – Fecha o DesignCenter.

  • ADCENTER – Gerencia o conteúdo do DesignCenter.

  • ADCNAVIGATE – Direciona o Desktop do AutoCAD DesignCenter para o nome de arquivo, diretório, ou caminho de rede que você especifique.

  • ALIGN – Alinha objetos com outros objetos em 2D ou 3D.

  • AMECONVERT – Converte modelos sólidos AME para objetos sólidos do AutoCAD.

  • APERTURE – Controla o tamanho do cursor de OSNAP.

  • APPLOAD – Carrega e descarrega aplicações e define quais aplicações carregar no início do AutoCAD.

  • ARC – Cria um arco.

  • AREA – Calcula a área e o perímetro de objetos ou de regiões definidas.

  • ARRAY – Cria cópias múltiplas de objetos numa disposição definida.

  • ARX – Carrega, descarrega e provê informações sobre aplicações ObjectARX.

  • ATTDEF – Cria uma definição de atributo.

  • ATTDISP – Controla a visibilidade de atributos globalmente.

  • ATTEDIT – Muda informações de atributos.

  • ATTEXT – Extrai dados de atributos.

  • ATTREDEF – Redefine um bloco e atualiza os atributos associados. AUDIT – Avalia a integridade de um desenho.


B

  • BACKGROUND – Define um fundo para sua cena.

  • BASE – Define o ponto base de inserção para o desenho corrente.

  • BHATCH – Preenche uma área fechada ou objetos selecionados com um padrão de hachura.

  • BLIPMODE – Controla a exibição de marcadores (blips).

  • BLOCK – Cria uma definição de bloco com os objetos que você seleciona.

  • BLOCKICON – Gera ícones de preview para blocos criados com versões anteriores.

  • BMPOUT – Salva objetos selecionados para arquivo bitmap.

  • BOUNDARY – Cria um Region ou uma Polyline a partir de uma área fechada.

  • BOX – Cria uma caixa sólida tridimensional.

  • BREAK – Apaga parte de um objeto ou divide um objeto em dois.

  • BROWSER – Dispara o visualizador de Web default definido no Registry do Windows.


C

  • CAL – Calcula expressões matemáticas e geométricas.

  • CAMERA – Define localizações de câmara e alvo.

  • CHAMFER – Chamfra arestas de objetos

  • CHANGE – Muda as propriedades de objetos existentes.

  • CHPROP – Muda a cor, layer, linetype, fator de escala de linetype, peso da linha, espessura, e estilo de plotagem de um objeto.

  • CIRCLE – Cria um círculo.

  • CLOSE – Fecha o desenho corrente.

  • COLOR – Define a cor para os novos objetos.

  • COMPILE – Compila arquivos de formas (shapes) e de fontes PostScript.

  • CONE – Cria um cone sólido tridimensional.

  • CONVERT – Otimiza polylines 2D e hatch’s associativos criados pelo R13 ou versão anterior do AutoCAD. COPY – Copia objetos.

  • COPYBASE – Copia objetos com um ponto base especificado.

  • COPYCLIP – Copia objetos para o Clipboard.

  • COPYHIST – Copia o texto do histórico (tela de texto) de comandos para o Clipboard.

  • COPYLINK – Copia a vista corrente para o Clipboard para ligar a outra aplicação OLE.

  • CUTCLIP – Copia objetos para o Clipboard e apaga-os do desenho.

  • CYLINDER – Cria um cilindro sólido tridimensional.


D

  • DBCCLOSE – Fecha o dbConnect Manager.

  • DBCONNECT – Provê uma interface AutoCAD para tabelas de banco de dados externo.

  • DBLIST – Lista informação da base de dados para cada objeto do desenho.

  • DDEDIT – Edita textos e definições de atributos.

  • DDPTYPE – Especifica o modo de exibição e o tamanho dos objetos POINT.

  • DDVPOINT – Define a direção de visualização no espaço tridimensional.

  • DELAY – Provê uma pausa cronometrada dentro de um script.

  • DIM e DIM1 – Ativa o modo de dimensionamento (cotas).

  • DIMALIGNED – Cria uma cota linear alinhada.

  • DIMANGULAR – Cria uma cota angular.

  • DIMBASELINE – Cria uma cota linear, angular, ou de coordenadas a partir da linha base da cota anterior.

  • DIMCENTER – Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos.

  • DIMCONTINUE – Cria uma cota linear, angular, ou de coordenadas a partir da segunda linha de extensão da cota anterior ou de uma cota selecionada.

  • DIMDIAMETER – Cria cotas de diâmetro para círculos e arcos.

  • DIMEDIT – Edita cotas.

  • DIMLINEAR – Cria cotas lineares.

  • DIMORDINATE – Cria cotas de coordenadas.

  • DIMOVERRIDE – Desconsidera temporariamente as variáveis de sistema, do grupo de cotas.

  • DIMRADIUS – Cria cota radial para círculos e arcos.

  • DIMSTYLE – Cria e modifica estilos de dimensionamento.

  • DIMTEDIT – Move e rotaciona textos de cotas.

  • DIST – Mede a distância e o ângulo entre dois pontos.

  • DIVIDE – Coloca pontos ou blocos igualmente espaçados ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto.

  • DONUT – Desenha círculos ou anéis com enchimento.

  • DRAGMODE – Controla a maneira como o AutoCAD mostra objetos arrastados.

  • DRAWORDER – Muda a ordem de exibição de imagens e outros objetos.

  • DSETTINGS – Especifica os ajustes para o modo Snap, grid, e polar e osnap tracking.

  • DSVIEWER – Abre a janela de Vista Aérea.

  • DTEXT – Cria texto mostrando na tela no momento em que é digitado.

  • DVIEW – Define um ponto de vista em projeção paralela ou perspectiva.

  • DWGPROPS – Define e mostra as propriedades do desenho corrente. DXBIN – Importa arquivos com codificação binária (.DXB).


E

  • EDGE – Muda a visibilidade de arestas de faces tridimensionais.

  • EDGESURF – Cria uma malha poligonal tridimensional.

  • ELEV – Define propriedades de elevação e espessura de extrusão de novos objetos.

  • ELLIPSE – Cria uma elipse ou um arco elíptico.

  • ERASE – Apaga objetos de um desenho.

  • EXPLODE – Quebra (desagrupa) um objeto composto em seus objetos componentes.

  • EXPORT – Salva objetos em outros formatos de arquivo.

  • EXPRESSTOOLS – Ativa o AutoCAD Express Tools se estiver instalado e desativado.

  • EXTEND – Extende (estica) um objeto até atingir outro objeto.

  • EXTRUDE – Cria primitivas sólidas únicas extrudando um objeto bidimensional existente.


F

  • FILL – Controla o preenchimento de multi-linhas, traces, solids, hatch’s, e polylines com espessura.

  • FILLET – Arredonda e fileta arestas de objetos.

  • FILTER – Cria filtros reutilizáveis para selecionar objetos com base em propriedades.

  • FIND – Procura, substitui, seleciona ou aproxima textos especificados.

  • FOG – Provê uma simulação visual para uma distância de um objeto.


G

  • GRAPHSCR – Alterna entre as janelas de texto e gráfica.

  • GRID – Mostra uma grade de pontos no ViewPort corrente. GROUP – Cria um conjunto nomeado de objetos.


H

  • HATCH – Preenche um perímetro especificado com uma hachura.

  • HATCHEDIT – Modifica uma hachura existente. HELP (F1) – Exibe o Help OnLine.

  • HIDE – Regenera um modelo tridimensional apagando pedaços ocultos de objetos encobertos por outros.

  • HYPERLINK – Anexa um hiperlink a um objeto gráfico ou modifica um hiperlink existente.

  • HYPERLINKOPTIONS – Controla a visibilidade do cursor do hiperlink e exibição dos tópicos de hiperlink.


I

  • ID – Exibe os valores de coordenadas de um ponto.

  • IMAGE – Gerencia imagens.

  • IMAGEADJUST – Controla a exibição de imagens quanto a brilho, contraste e decaimento.

  • IMAGEATTACH – Anexa uma nova imagem ao desenho corrente.

  • IMAGECLIP – Cria novos limites de corte para um objeto imagem.

  • IMAGEFRAME – Controla se o AutoCAD mostra a borda da imagem ou esconde-a.

  • IMAGEQUALITY – Controla a qualidade da exibição das imagens.

  • IMPORT – Importa arquivos em vários formados.

  • INSERT – Insere um bloco nomeado ou um desenho no desenho corrente.

  • INSERTOBJ – Insere um objeto ligado ou embutido.

  • INTERFERE – Cria um sólido composto a partir de um volume comum a dois ou mais sólidos.

  • INTERSECT – Cria objetos sólidos ou regiões a partir da interseção de dois ou mais objetos ou regiões e remove as áreas fora da intersecção.

  • ISOPLANE – Especifica o plano isométrico corrente.


L

  • LAYER – Gerencia camadas (layers) e suas propriedades.

  • LAYOUT – Cria um novo layout e renomeia, copia, salva, ou deleta um layout existente.

  • LAYOUTWIZARD – Inicia o assistente de Layout, no qual você pode designar ajustes de página e de plotagem para um novo layout.

  • LEADER – Cria uma linha que conecta uma anotação a um objeto do desenho.

  • LENGTHEN – Confere um novo comprimento a um objeto.

  • LIGHT – Gerencia luzes e efeitos de iluminação.

  • LIMITS – Define e controla os limites do desenho e a exibição da grade de pontos (grid).

  • LINE – Cria segmentos de reta (linhas).

  • LINETYPE – Cria, carrega e seleciona tipos de linhas.

  • LIST – Mostra informações da base de dados do desenho para os objetos selecionados.

  • LOAD – Torna shapes disponíveis para uso pelo comando SHAPE.

  • LOGFILEOFF – Fecha o arquivo de Log aberto por LOGFILEON.

  • LOGFILEON – Grava o conteúdo da janela de texto em um arquivo.

  • LSEDIT – Edita um objeto paisagem.

  • LSLIB – Mantém bibliotecas de objetos paisagem.

  • LSNEW – Adiciona itens realísticos de paisagem como árvores e bosques ao seu desenho.

  • LTSCALE – Define o fator de escala de linetype.

  • LWEIGHT – Define o peso (espessura) de linha corrente, opções e unidades de peso de linha.


M

  • MASSPROP – Calcula e mostra as propriedades de massa de regions e solids.

  • MATCHPROP – Copia as propriedades de um objeto para outro(s).

  • MATLIB – Importa e exporta materiais de e para uma biblioteca de materiais.

  • MEASURE – Coloca objetos POINT ou blocos a intervalos medidos ao longo de um objeto.

  • MENU – Carrega o arquivo de menu.

  • MENULOAD – Carrega arquivos de menus parciais.

  • MENUUNLOADD – Descarrega arquivos de menus parciais.

  • MINSERT – Insere instâncias múltiplas de um bloco em um array retangular.

  • MIRROR – Cria uma cópia espelhada (invertida) de objetos.

  • MIRROR3D – Cria uma cópia espelhada (invertida) de objetos em relação a um plano.

  • MLEDIT – Edita múltiplas linhas (mline) paralelas.

  • MLINE – Cria múltiplas linhas (mline) paralelas

  • MLSTYLE – Define um estilo para múltiplas linhas (mline) paralelas.

  • MODEL – Troca entre uma aba de Layout e a aba de Model.

  • MOVE – Move objetos a uma distância e direção especificadas.

  • MSLIDE – Cria um arquivo de slide a partir da imagem corrente de uma janela.

  • MSPACE – Troca do modo paper space para o model space.

  • MTEXT – Cria texto multilinhas.

  • MULTIPLE – Repete o próximo comando até cancelar.

  • MVIEW – Cria janelas e ativa janelas flutuantes (vports) existentes.

  • MVSETUP – Define especificações de vistas de um desenho.


N

  • NEW – Cria um novo arquivo de desenho.


O

  • OFFSET – Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas.

  • OLELINKS – Atualiza, muda e cancela existentes ligações OLE.

  • OLESCALE – Mostra caixas de diálogo de propriedades OLE.

  • OOPS – Restaura objetos deletados (apagados).

  • OPEN – Abre um arquivo de desenho existente.

  • OPTIONS – Personaliza opções do AutoCAD.

  • ORTHO – Restringe movimentos do cursor às direções ortogonais.

  • OSNAP – Define modos de OSNAP.


P

  • PAGESETUP – Especifica o layout da página, o plotter, tamanho de papel, e ajustes para cada novo layout.

  • PAN – Desloca a visão do desenho na janela corrente da tela.

  • PARTIALOAD – Carrega parcialmente um desenho.

  • PASTEBLOCK – Cola um bloco copiado em um novo desenho.

  • PASTECLIP – Insere dados a partir do Clipboard.

  • PASTEORIG – Cola um objeto copiado em um novo desenho usando as coordenadas do desenho original.

  • PASTESPEC – Insere dados a partir do Clipboard e controla o formato dos dados.

  • PCINWIZARD – Exibe um assistente para importar arquivos de configuração de plotagem PCP e PC2.

  • PEDIT – Edita polylines e malhas poligonais 3D.

  • PFACE – Cria uma malha 3D vértice por vértice.

  • PLAN – Exibe uma vista em planta de um sistema de coordenadas do usuário.

  • PLINE – Cria polylines bi-dimensionais.

  • PLOT – Plota (imprime) um desenho em um plotter ou em um arquivo

  • PLOTSTYLE – Define o estilo de plotagem para novos objetos, ou atribui um estilo a objetos selecionados.

  • PLOTTERMANAGER – Exibe o Plotter Manager, pelo qual você pode lançar o Assistente de Adicionar um Plotter e o Editor de Configuração de Plotter.

  • POINT – Cria um objeto POINT.

  • POLYGON – Cria uma polyline fechada de lados iguais.

  • PREVIEW – Mostra como ficará o desenho após plotado (impresso).

  • PROPERTIES – Controla propriedades de objetos existentes.

  • PROPERTIESCLOSE – Fecha a janela de propriedades.

  • PSDRAG – Controla a aparência de imagens PostScript.

  • PSETUPIN – Importa um setup definido pelo usuário em um novo desenho.

  • PSFILL – Preenche um contorno de polyline bi-dimensional com um conteúdo PostScript.

  • PSIN – Importa um arquivo PostScript.

  • PSOUT – Cria um arquivo PostScript encapsulado.

  • PSPACE – Troca do ambiente model-space para o paper-space

  • PURGE – Remove objetos nomeados não usados, como blocos ou layers, da base de dados do desenho.


Q

  • QDIM – Cria rapidamente uma cota.

  • QLEADER – Cria rapidamente uma anotação com linha de chamada.

  • QSAVE – Salva rapidamente o desenho corrente.

  • QSELECT – Cria rapidamente uma seleção de objetos baseada em critérios de filtragem.

  • QTEXT – Controla a exibição e plotagem de textos e atributos.

  • QUIT – Sai do AutoCAD.


R

  • RAY – Cria uma linha semi-infinita.

  • RECOVER – Recupera um desenho danificado.

  • RECTANG – Desenha uma polyline retangular.

  • REDEFINE – Restaura comandos desativados por UNDEFINE.

  • REDO – Reverte os efeitos de comandos UNDO e U anteriores.

  • REDRAW – Renova a exibição da janela corrente.

  • REDRAWALL – Renova a exibição de todas as janelas.

  • REFCLOSE – Salva ou descarta modificações feitas durante a edição de desenho ou bloco referenciado.

  • REFEDIT – Seleciona uma referência para edição.

  • REFSET – Adiciona ou remove objetos de um conjunto de objetos durante uma edição de objetos referenciados.

  • REGEN – Regenera o desenho e renova a janela corrente.

  • REGENALL – Regenera o desenho e renova todas as janelas.

  • REGENAUTO – Controla a regeneração automática de um desenho.

  • REGION – Cria um objeto REGION a partir de um conjunto de seleção de objetos existentes.

  • REINIT – Reinicializa o mouse, mesa digitalizadora, portas e arquivo de parâmetros programáveis.

  • RENAME – Muda nomes de objetos.

  • RENDER – Cria imagens sombreadas ou foto-realísticas a partir de um wireframe ou modelo sólido.

  • RENDSCR – Re-exibe a última imagem renderizada.

  • REPLAY – Exibe uma imagem BMP, TGA, or TIFF.

  • RESUME – Continua um script interrompido.

  • REVOLVE – Cria sólidos de revolução girando objetos 2D em torno de um eixo.

  • REVSURF – Cria uma superfície de revolução em torno de um eixo.

  • RMAT – Gerencia materais de renderização.

  • ROTATE – Rotaciona objetos em torno de um ponto base.

  • ROTATE3D – Rotaciona objetos em torno de um eixo tridimensional.

  • RPREF – Define preferências de renderização.

  • RSCRIPT – Cria um script que se repete continuamente.

  • RULESURF – Cria uma superfície a partir da ligação entre duas curvas.


S

  • SAVE – Salva o desenho com o nome corrente ou com outro nome.

  • SAVEAS – Salva um desenho ainda não nomeado ou renomeia o desenho corrente.

  • SAVEIMG – Salva uma imagem renderizada.

  • SCALE – Amplia ou reduz objetos selecionados igualmente nas direções X, Y, e Z.

  • SCENE – Gerencia cenas no model space.

  • SCRIPT – Executa uma seqüência de comandos a partir de um script.

  • SECTION – Usa a interseção de um plano e sólidos para criar um REGION.

  • SELECT – Coloca objetos selecionados no conjunto de seleção anterior.

  • SETUV – Aplica materiais em objetos.

  • SETVAR – Lista ou muda os valores das variáveis de sistema.

  • SHADEMODE – Sombreia os objetos da janela corrente.

  • SHAPE – Insere um shape.

  • SHELL – Acessa comandos do sistema operacional.

  • SHOWMAT – Lista o tipo de material e o método de aplicação para um determinado objeto.

  • SKETCH – Cria uma série de segmentos de linhas a mão livre.

  • SLICE – Fatia um conjunto de sólidos com um plano.

  • SNAP – Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados.

  • SOLDRAW – Gera perfis e seções em janelas criadas com SOLVIEW.

  • SOLID – Cria polígonos 2D preenchidos.

  • SOLIDEDIT – Edita faces e arestas de objetos sólidos.

  • SOLPROF – Cria imagens em perfil de sólidos tridimensionais.

  • SPELL – Checa a ortografia de textos.

  • SPHERE – Cria uma esfera sólida.

  • SPLINE – Cria uma SPLINE quadrática ou cúbica.

  • SPLINEDIT – Edita uma spline.

  • STATS – Mostra estatísticas de renderização.

  • STATUS – Mostra estatísticas do desenho, modos e extensões.

  • STLOUT – Salva um sólido em um arquivo ASCII ou binário.

  • STRETCH – Move ou estica objetos.

  • STYLE – Cria ou modifica estilos nomeados e define o estilo corrente de seu desenho.

  • STYLESMANAGER – Exibe o Gerenciador de Estilos de Plotagem.

  • SUBTRACT – Cria um region composto ou sólido por subtração.

  • SYSWINDOWS – Arruma as janelas.


T

  • TABLET – Calibra, configura, e liga/desliga uma mesa digitalizadora.

  • TABSURF – Cria uma superfície tabular a partir de uma curva geradora e um vetor de direção.

  • TEXT – Cria um texto mostrando na tela somente após ser totalmente digitado.

  • TEXTSCR – Abre a janela de textos.

  • TIME – Mostra estatísticas de data e hora de um desenho.

  • TOLERANCE – Cria tolerâncias geométricas.

  • TOOLBAR – Mostra, esconde e personaliza barras de ferramentas.

  • TORUS – Cria um sólido em forma de donut.

  • TRACE – Cria linhas sólidas.

  • TRANSPARENCY – Controla se o fundo de uma imagem é transparente ou opaco.

  • TREESTAT – Mostra informação sobre o índice espacial corrente do desenho.

  • TRIM – Trima (corta) objetos nas arestas de outros objetos.


U

  • U – Desfaz a operação mais recente.

  • UCS – Gerencia o sistema de coordenadas do usuário.

  • UCSICON – Controla a visibilidade e localização do ícone do UCS.

  • UCSMAN – Gerencia sistemas de coordenadas de usuário.

  • UNDEFINE – Permite um comando definido na aplicação sobrepujar um comando interno do AutoCAD.

  • UNDO – Desfaz o efeito de comandos.

  • UNION – Cria um region composto ou um sólido por adição.

  • UNITS – Controla o formato de exibição de coordenadas e ângulos e determina a precisão.


V

  • VBAIDE – Exibe o Editor Visual Basic.

  • VBALOAD – Carrega um projeto global VBA na sessão corrente de AutoCad.

  • VBAMAN – Carrega, descarrega, salva, cria, embute e extrai projetos VBA.

  • VBARUN – Roda uma macro VBA.

  • VBASTMT – Executa um comando VBA na linha de comando do AutoCAD.

  • VBAUNLOAD – Descarrega um projeto global VBA.

  • VIEW – Salva e restaura janelas denominadas.

  • VIEWRES – Ajusta a resolução para objetos na janela corrente.

  • VLISP – Mostra o ambiente interativo do Visual LISP.

  • VPCLIP – Clipa objetos janelas.

  • VPLAYER – Define visibilidade dentro de janelas.

  • VPOINT – Define um ponto de visão para uma visualização 3D do desenho.

  • VPORTS – Divide a área de desenho em múltiplas janelas justapostas ou flutuantes.

  • VSLIDE – Mostra uma imagem de slide na janela corrente.


W

  • WBLOCK – Grava objetos ou blocos do desenho para um arquivo.

  • WEDGE – Cria um sólido 3D com uma face inclinada (cunha).

  • WHOHAS – Mostra informações de propriedade para arquivos de desenho abertos.

  • WMFIN – Importa um arquivo Windows metafile.

  • WMFOPTS – Define opções para WMFIN.

  • WMFOUT – Salva objetos em um arquivo Windows metafile.


X

  • XATTACH – Anexa uma referência externa ao desenho corrente.

  • XBIND – Incorpora símbolos dependentes de um xRef a um desenho.

  • XCLIP – Define os limites de clipping de um xref ou bloco e define os planos de clipagem.

  • XLINE – Cria uma linha infinita.

  • XPLODE – Quebra um objeto composto em seus componentes.

  • XREF – Controla referências externas a arquivos de desenho.


Z

  • ZOOM – Aumenta ou reduz o tamanho aparente de objetos no desenho corrente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADe SIMU BR 3.0 Tradução para o Português

Pasta de arquivos ctb. - AutoCAD